MESTRADO EM MATEMÁTICA

Universidade Federal de Viçosa

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Viçosa oferece o curso de Mestrado em Matemática.  O programa tem uma única área de concentração Matemática, com as linhas de pesquisa: Álgebra, Análise, Geometria e Topologia e Matemática Aplicada. O conjunto de disciplinas oferecidas aos estudantes permite uma formação básica aprofundada nas grandes áreas da Matemática. Desde sua criação, o Programa de Mestrado em Matemática, recebe estudantes oriundos de diversas universidades do país. Através da colaboração de agências de fomento à pesquisa, CAPES e FAPEMIG, a maioria dos estudantes do Programa têm bolsas de estudos. Os profissionais titulados pelo Programa têm prosseguido seus estudos em cursos de doutorado de instituições de excelência e/ou ingressado em Instituições de Ensino Superior.

Comissão Coordenadora

Simone Maria de Moraes (coordenadora) 
Alexandre Miranda Alves
Anderson Luis Albuquerque Araújo
Marinês Guerreiro

Representates Discentes:  Serginei José do Carmo Liberato (titular) e Aline Vilela Andrade (suplente)


Objetivos
O curso de Mestrado em Matemática  da UFV tem como objetivo central a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos em Matemática, a fim de formar profissionais qualificados, aptos a atuarem no ensino superior e/ou prosseguirem seus estudos e pesquisas em cursos de doutorado em Matemática. 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFV iniciou suas atividades em março de 2008, com a implantação do curso de Mestrado em Matemática em associação com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (Dmat-UFMG)O Programa foi credenciado em julho de 2007 pela CAPES, com conceito 3. 
  • Em 2010 a Comissão Coordenadora submeteu à CAPES projeto de dissociação da UFMG, que foi aprovado em outubro desse ano, passando então a ser um Programa autonomo da UFV.
  • Em 2008, primeiro ano de funcionamento do programa, ingressaram 09 estudantes, todos defenderam suas dissertações em 2010.
  • Em fevereiro de 2011 os 07 estudantes da turma de 2009 defenderam suas dissertações.
  • Em fevereiro e julho de 2012 os 07 estudantes da turma de 2010 defenderam suas dissertações.
  • Em janeiro e fevereiro de 2013 os 06 estudantes da turma de 2011/I defenderam suas dissertações.
Atualmente o Programa tem 29 estudantes matriculados, 06 da turma de agosto de 2011,  09 da turma de março de 2012, 01 da turma de agosto de 2012 e 13 da turma de março de 2013.

 Infra-Estrutura

 A infra-estrutura do Programa  é disponibilizada pela UFV, pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCE) e, especialmente, pelo Departamento de Matemática (DMA).   As bibliotecas Central da UFV  e Setorial do CCE possuem um acervo bastante razoável na área de Matemática e acesso aos periódicos da CAPES. O atendimento ao público é das 06h às 24h de segunda a sexta, e no sábado é das 06h às 12h. No prédio do CCE, onde está localizado o DMA, há uma biblioteca setorial (funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 12h e das 14h às 20h), um auditório para 92 pessoas e cinco salas de aulas/seminários para uso compartilhado. O DMA possui uma sala de projeções/multimídia e uma sala de seminários. Os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Matemática têm uma sala de estudos equipada com baias de estudo individual, computadores e impressoras.
Contato

Secretaria da Pós-Graduação em Matemática

Departamento de Matemática - UFV

Av. PH. Rolfs, s/n
36570-000 - Viçosa - MG

Tel:(31) 3899-1965

e-mail: mestradodma@gmail.com

COORDENADORA:
Simone Maria de Moraes
e-mail: smoraes@ufv.br

FUNCIONÁRIO:
João Marcos Viana

Locations of visitors to this page