Departamento de Matemática

Histórico

O Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Federal de Viçosa foi criado em 1969, quando se deu a Federalização desta Instituição. Sua implantação, entretanto, aconteceu, de fato, somente dois anos depois, em 1971. Inicialmente foram lotados no DMA os sete professores que ministravam, na época, as aulas de Matemática e Estatística para os alunos dos cursos então existentes. Com a implantação de novos cursos, como o de Matemática em 1972, e com o aumento do número de vagas nos cursos já existentes, foi necessária a ampliação do quadro de docentes através da contratação de novos professores.

Em 1992, foi criado o Departamento de Informática e para ele foram transferidos os professores das áreas de Estatística e Ciências da Computação, ficando, no Departamento de Matemática, os professores das áreas de Matemática Pura (Análise, Álgebra e Geometria) e Análise Numérica.

O Departamento de Matemática é o responsável pelo ensino de Matemática e Análise Numérica sendo que suas disciplinas integram os currículos da quase totalidade dos cursos de graduação e de vários de pós-graduação da UFV. Especialmente para o curso de graduação em Matemática, o DMA é o responsável pelo oferecimento da maioria das disciplinas do seu currículo. Este curso, apesar de ter passado por situações adversas, com baixa demanda, em conseqüência das diretrizes governamentais, encontra-se atualmente em situação de completa estabilidade. Com habilitações em Licenciatura e em Bacharelado, os estudantes formados nesse curso vêm competindo em igualdade de condições, na busca de vagas para os cursos de pós-graduação e/ou no mercado de trabalho, com os pares originários de outras grandes Universidades do País sendo que, por diversas vezes, vêm obtendo melhores classificações do que aqueles.

Os professores do DMA, com o apoio principalmente do CNPq e da FAPEMIG, têm desenvolvido projetos de pesquisa, isoladamente ou em parceria com professores de outros departamentos ou de outras instituições do país e do exterior. Os resultados dessas pesquisas têm sido divulgados sob a forma de trabalhos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros ou de comunicações em congressos no Brasil e no exterior.

Também tem sido ativa a participação dos professores do Departamento de Matemática em atividades de extensão. Entre estas, pode-se destacar as seguintes:

  1. Núcleo de Ensino Integrado de Ciências e Matemática (NEICIM). O objetivo básico deste núcleo é melhorar a qualificação dos professores e supervisores das escolas de ensino fundamental, médio e superior. Suas atividades têm atingido professores de diversas regiões, especialmente de Minas Gerais.
  2. Cursos de Licenciatura Parcelada. Através de convênios com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, o DMA tem oferecido tais cursos, bem como participado do oferecimento de similares nas áreas de Física, Química e Educação Física. O objetivo de tais cursos é a qualificação de professores leigos que atuam no ensino em Minas Gerais. As disciplinas do currículo são oferecidas em módulos realizados nos períodos de férias escolares, janeiro e julho, e intermódulos.
  3. Cursos de Extensão. Os professores do Departamento de Matemática têm oferecido, com freqüência, cursos de extensão abordando tópicos interessantes de matemática, uso de softwares matemáticos, etc.
  4. Reuniões Técnico-Científicas. Já foram realizadas na UFV várias Reuniões Regionais da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Semanas Acadêmicas de Matemática, Colóquio Regional de Matemática, etc.

Endereço

Centro de Ciências Exatas
Departamento de Matemática

Campus Universitário
36570.000 – Viçosa – MG – BR
Tel.: (31) 3899-2392
Fax: (31) 3899-2393
E-mail: dma@ufv.br

Entre em Contato